quinta-feira, 10 de junho de 2010

Descascar alho, socar alho




Ahhh, o alho. O melhor tempero que existe! Como é bom comer um rango daqueles temperado no alho, seja macarrão, arroz, carne, até feijão e milhares de outros. Eu costumo dizer a todo mundo que o alho é o melhor tempero que existe, cai bem em qualquer refeição salgada. Eu tempero quase tudo de comida que faço com alho. Vale lembrar os benefícios do alho também. Não é apenas espantar vampiros como em mitologias e/ou crenças.

O alho é digno de prefixos antis, tem propriedades:

Antibiótica
Anti-inflamatória
Anti-microbiana
Anti-asmática
Anti-oxidante
Anti-cancerígeno
Protetor cardiovascular

Além disso o alho também ajuda na cura de colesterol elevado, asma, bronquite, gripe e várias outras.

Só tem uma coisa ruim quanto ao alho, o cheiro que ele deixa nos dedos. Você lava na água e num sai. Lava com sabonete, o cheiro sai mas logo volta. Lava com detergente, fica pior ainda. Sem contar álcool, desinfetante e por ae vai. Há quem lave com limão, mas aí seus dedos vão ganhar um belo cheiro de limão.

A minha grande dica é muito simples. Usar a água desp
ejada em uma faca.

Vou explicar:

Assim como visto na foto, pegue uma faca limpa. Abra a torneira e deixa a água escorrer sobre a parte de metal da faca. Você vai posicionar seus dedos de modo que você possa molhá-los com a água que está correndo pela faca. Esfregue um no outro, como se estivesse lavando com algum sabonete. O cheiro do alho vai sair totalmente!

Agora você num precisa mais ficar preocupado quando mexer com alho, pois já sabe como tirar aquele bendito cheiro de seus dedos.

E aí, gostaram da dica? Foi (in)útil? Comentem!

Obrigado pelos comentários de ontem e até o próximo post!


Um comentário:

  1. Ah, mas essa dica eu já conhecia. Na verdade, a minha avó láááá no interior de Minas Gerais que ensinou isso pro meu pai, que mencionou pra mim já faz algum tempo.. não que eu seja uma pessoa que cozinha muito, na verdade só tenho prática mesmo em fazer miojo (e faço bem, de verdade, me supero a cada tentativa). Mas dá pra viver de Miojo, né?
    Enfim... Sou familiar com o truque da faca. Mas hoje em dia tem coisa muito mais moderna pra resolver o cheiro do alho nas mãos. Tipo, tava fazendo uma matéria há um tempo desses, numa loja especializada em acessórios gourment (chique!) pra bar, cozinha e mesa. E lá, a proprietária me mostrou coisas beeem interessantes; a melhor delas foi esse sabonete de alumínio. Ele parece um sabonetezinho mesmo, tem aquele formato e tudo mais, só que é feito de alumínio, e serve exatamente pra tirar o cheiro do alho das mãos. Ele é usado como o sabonete mesmo; você molha as mãos e passa ele normalment. Claro que não vai dá espuma, mas funciona! O princípio é o mesmo da faca com a água - mas é bem mais moderno né?
    Se bem que a minha avó ia continuar preferindo a faca na água...
    Beeeijos, continue postando!

    ResponderExcluir