quarta-feira, 9 de junho de 2010

Primeiro post. Não vou justificar o por que eu decidi fazer um blog, deixo isso pra depois. Decidi postar sobre uma das poucas coisas que posso dizer que sei bastante: Inglês. Isso aí, o idioma inglês. Após me formar num curso particular de 5 anos, fazer 3 intercâmbios pros EUA, totalizando mais de 12 meses, o mínimo que eu poderia saber desse idioma era bastante. Pensando numa das noites em que minha insônia me atacava, comecei a lembrar de palavras em inglês que antigamente eram comuns mas que viraram palavrão/chingamento/palavra suja e etc.

Ass - Isso significa asno, aquele bichinho parecido com o burrinho, mamífero. Acho que todo mundo sabe o que significa 'ass' hoje em dia, se eu disser 'asshole' talvez facilite.

Cock - gente... cock é galo! G-A-L-O. Tudo bem que quando somos menininhos nos ensinam a chamar de pintinho nosso brinquedinho, mas quando crescemos (e ele também) nós não o chamamos de galo. Pintinho num é palavrão. Cock virou palavrão também. Nos EUA ninguém chama mais um galo de cock, chamam de chicken ou male chicken, onde já se viu? Ninguém mais vai a caça dizendo "let's kill a big cock today"

Bitch - Hoje em dia é um dos chingamentos mais preferidos de muitas pessoas. Todo mundo gosta de chingar alguém de bitch. Esse atual chingamento, significa cadela, não a cadela como chingamos algumas mulheres aqui, mas a fêmea do cachorro, isso mesmo. Antigamente eram como chamavam as cachorrinhas americanas, bitch, mas hoje em dia as coitadas também têm que ser chamadas de dog, coitadas. Por que fazem uma palavra dessa virar uma coisa feia, um chingamento, atualmente censurado?

FUCK - Esse sim, é o chingamento preferido de todo mundo que fala inglês. É fácil pronunciar, da pra colocar em qualquer frase e todo mundo entende o que tem pra ser dito. Você sabia que essa palavra é, na verdade, uma sigla? Na Inglaterra antiga, bem antiga, um cidadão precisava do consenso do Rei para poder ter alguma relação sexual com a pessoa do sexo oposto. Isso deu origem à frase que dizia: Fornicate Under the Consent of the King. Pra num dizer essa frase inteira pra dizer que vai fazer sexo, encurtaram pro óbvio, ficou FUCK. Era um jeito nada ofensivo pra falar de sexo, pois fornicar não é palavrão. Porém, hoje em dia, virou um palavrão, o mais usado, censurado. Uma sigla pra dizer uma coisa educada virou o palavrão mais usado da língua inglesa e afins/simpatizantes. Eu digo fuck, fucking, fuck you, fuck off em muitas frases, ainda mais quando converso inglês com amigos. So, next time, don't fuck, just fornicate under the consent of the King.

Dick - Esse é outro que eu num sei por que virou palavrão. Mais um pra descrever o orgão/brinquedinho(ão) de nós homens. Dick é nome, e/ou sobrenome na língua inglesa, a mesma, que emprega esse nome como palavrão. Eu pensava que talvez fosse uma tradução (a)literal do nome que conhecemos no Brasil como Bráulio, nome cujo, quando eu tinha pra lá meus 8 anos, os amiguinhos denominavam seus antigos pintinhos de bráulio. Mas não, não tem nada de tradução, Dick serve pra ambos os sexos. Quem num conhece Dick Cheney? Mr Cheney foi vice presidente dos Estados Unidos durante toda a era Bush (2001 a 2009). Impressionante. Como deve ser ter um nome que é censurado? Imagina me mandarem tomar no Leo????

Pussy - É o último que eu lembro. Lembram que bitch era o feminino pra cachorro? Pois bem, pussy é, ou era, o feminino pra gato. Gata, a gatinha, a bichana (felinamente falando). Outra que também não entendo como virou palavrão. Foi virar nome do órgão feminino. Por que foram comparar com uma gata? Gato(a) na concepção da língua inglesa não é designado pra dizer que alguém é bonito igual aqui no brasil, então, não tem o por que. Mas eu, sendo um brasileiro, não posso reclamar, por que aqui é pior, chamam de perereca! A palavra pussy ainda pode ser usada como palavra comum e com objetivo de identificar um bichano feminino, porém, deve ser usado pussycat. Pussy = palavrão e pussycat = bichinho bonitinho do sexo feminino. Da pra entender?

Além de pussycat, ainda existe Hancock, não só o do filme, mas é sobrenome no inglês e também não é palavrão, apesar de ter um "palavrão" no meio da palavra. Vai saber.

Outra curiosidade: Por que tudo relacionado a sexo e orgãos reprodutores, que não sejam nome científico ou bonitinho, são considerados palavrões? Todos os descritos acima, são utilizados para esse fim e assim foram censurados. Aqui no português também não muda muito. Só merda que num é ligado ao sexo, mas também num é nem mais censurado, nem em novela da Globo mais. Mas pensem nos outros: p###a, ca##lho e por ae vai.

Gostaram? Teve alguma (in)utilidade? Comentem por favor.

Até o próximo post

4 comentários:

  1. fornicate under the consent of the King yourself!
    hahahahaha

    Sério, a parte q nunca parei pra pensar foi a do Braúlio.. eu conheço 2 pessoas com esse nome q odeiam ser chamadas por esse nome, sei lá pq (mentira, sei sim! haha)

    Parabéns grande Léo, ficou bem legal!
    @erickgomides

    ResponderExcluir
  2. Meu bem, que blog mais legal!!!
    Parabéns pela iniciativa, acho MARA quando as pessoas criam - e mantem - blogs, ainda mais quando postam coisas interessantes e inteligentes, como você. Adorei, meeeesmo mesmo. Virei leitora assídua... Mas, como a chata (hehe) que sou, já vou logo pedindo: FEEDS, PLEASE! Inscreve teu blog em um leitor de feeds, assim meu Google Reader (ferramenta dos deuses) sempre vai me avisar quando tiver alguma atualização por aqui.

    Bem, quanto ao post... te confesso que nunca tinha me atentado pra essas coisas. É verdade, as pessoas acabaram por distorcer as coisas e meio que colocaram maldade em algumas palavras. Seria bem interessante saber como aconteceu esse processo, né? Enfim... maldades a parte, nada como dizer um bom FUCK quando alguma coisa dá errado, ein? O perigo é o que você falou: hoje em dia, com a globalização, todo mundo sabe o que essa palavra significa. Então, atenção redobrada!

    Continue com os posts, atualize seu blog sempre. Com certeza, vai ser um sucesso!

    Beijos, amooooo =)

    ResponderExcluir
  3. Foi a coisa mais útil que li até o momento no dia de hoje. Parabéns!!!

    =)

    @Otton_Ferguson

    ResponderExcluir
  4. Braulio surgiu de uma campanha de concietizaçao do governo que nao durou muito porque os "braulios" se revoltaram e pediram pra nao proseguir.

    ResponderExcluir