domingo, 20 de junho de 2010

Soluço

Ahh, o soluço! Isso assombra muita gente, inclusive eu. Tem dias que o soluço resolve me pegar de jeito, mais forte que gripe, eu passo o dia todo soluçando. É forte! Até hoje eu não entendo por que eu tenho soluço, sinceramente!
Segundo o dicionário dos preguiçosos, o Wikipedia, soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico.
Meio complicado né? Eu também num consigo muito entender o processo que acontece dentro de nosso corpo, mais especificamente no diafragma, pra ocasionar o soluço. E por que raios não temos apenas um soluço? Quando soluçamos uma vez, pode ter certeza que você vai passar, no mínimo, metade do dia soluçando também. Qual seria a explicação então? Eu também não sei!
Fica mais complicado ainda quando lemos sobre as possíveis causas do soluço: falta de água, comer muito rápido, rir demais, tumor, cirurgia, falar durante muito tempo, refluxo gástrico, levantar-se rapidamente e várias outras formas, ou seja, segundo estudos, quase tudo que você faz pode causar o maldito soluço!

Falei de problemas e causas, e a solução? Existem algumas, mas tão incertas quanto as causas do soluço, também são as soluções. Eu encontrei um site dizendo que uma forma de parar com o soluço é esquecendo dele? Como assim? Você ta soluçando! Você acha que cantando uma música vai fazer o soluço ir embora?
Vou dar 2 dicas pra curar o soluço que adiantam, que eu uso!

Pegue um copo bem grande cheio de água e vai bebendo devagar, sem travar a garganta, deixa a água ir descendo, sem que dê espaço pra respirar. Vai dar uma sensação de estar engolindo o soluço e ele vai passar. Simples!

Se num quiser tomar água, essa é mais simples de fazer, porém, um pouco mais difícil dar certo. Você vai puxar todo o ar que você conseguir pra dentro de seu pulmão e diafragma, principalmente diafragma! Segura por uns 10 segundos, que é o intervalo de tempo em que o soluço vem, et voilá, tchau soluço! Comigo funciona muito bem essa técnica que desenvolvi num dia que eu tava sofrendo e que nem o copo d'água tinha resolvido. Fiz 2 tentativas: na primeira expulsei todo o ar que eu tinha no pulmão e diafragma. Não deu certo. Ae tentei o contrário, e funcionou! Funciona!

Então já sabem, próximo soluço, já sabem como curar, pelo menos temporariamente, porque até você dormir, muito provavelmente o soluço vai te perturbar!

Foi (in)útil?

2 comentários:

  1. Oi Leo!!!!
    Como sempre o blog tá muito bom!
    e fala sério? o que é pior que um soluço?? Affff... destesto!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. se tem uma coisa na minha vida que eu detesto é soluçar. já sou naturalmente ansiosa, então imagine: ter que ficar esperando até o próximo soluço surgir é uma tortura. mas que legal, agora já sei como me livrar deles!
    adoraaando o blog -- so precisa postar mais vezes, ok? e inscrever o blog em algum leitor de feeds! minha preguiça agradece =)
    beijos, amor!

    ResponderExcluir