segunda-feira, 5 de julho de 2010

Épocas passadas

Nesse final de semana que passou, eu só soube o que é ficar em casa com febre e garganta ruim. Como não saí daqui, tive que procurar coisas pra fazer e uma das que mais encontrei foi ler blogs. Não precisei procurar muito, logo achei um posto muito interessante no blog da Flávia http://digoporai.blogspot.com/ sobre fitas cassetes. Num era sobre elas, por que sumiram, indústria fonográfica e bla bla bla, mas sobre artes feitas com as fitas, um post muito bom. Apesar das artes, num foi só nisso que consegui focar lendo/vendo o post. Lembrei da minha infância. Apesar de eu ter apenas 21 anos, passei por muitas coisas. Lembrei da minha época de fitas cassetes. Naquela época, o que estava no topo da tecnologia eram toca-ficas, sejam portáteis, domésticos, automotivos. Num era a sensação da época, por que já existiam alguns cd players pra carros, mas era muito caro, fora de mão, coisa de rico, coisa chique demais para nossos bolsos. Os cds também eram caros, na época, pra mim, CD era mais pra jogos de computadores, porém, eu tinha amigos que estavam aderindo aos CDs. Lembro que uma coisa que eu gostava muito era pegar CDs emprestados, gravar as músicas que eu gostava em fita cassete para ficar ouvindo em casa, no carro, no meu quarto, já que toca fita portátil era tão barato, eu tinha um! (uhul) Hoje em dia, fita cassete não virou relíquia, virou lixo, sistema ultrapassado, ninguém mais usa! Será que o CD vai passar por isso? Uma época começaram a apostar no MD, mas num foi pra frente, ainda bem, sempre achei escroto esse tal de MD. Mas criaram o MP3, pode ser baixado em milhares de lugares na internet, de graça. Então, pra que comprar CDs hoje em dia? Existem MP3 players! Existem sons que tocam MP3! Todo mundo tem internet e baixa músicas! Isso é pirataria? Gravar músicas em fita cassete do rádio ou de CD era pirataria? Será que disso que tiraram a ideia de copiar músicas em CDs e vender por um preço mais barato? Será que eu pratico pirataria? Tenho mais de 1000 músicas no meu iPod, mas pouco mais da metade vieram de músicas baixadas, o resto, tudo de CD, e originais! Sim, eu compro CDs! Gosto de ter os CDs de bandas que eu gosto, originais, com encarte, com as informações e tudo mais. Sou músico também!
Enfim, se eu continuar escrevendo esse post num vai à lugar nenhum, talvez num tenha ido muito longe, só quis falar um pouco de come era na época das fitas. As coisas estão evoluindo muito rápido, às vezes é difícil acompanhar. Então, entrem no meu blog com frequência, sempre falo de assuntos atualizados ;D

2 comentários:

  1. Po, também me bate uma nostalgia quando vejo fita cassete! Fez parte da minha infância, mas não me lembro muito bem como. Não me lembro, na verdade, de ter uma fita cassete minha - embora tenha quase certeza que isso aconteceu. Minhas primeiras memórias são, mesmo, do cd e do cd player; ganhei 1 de natal quando tinha 12 anos.
    Mas é bem curioso pensar nessas coisas, em como as tecnologias que outrora eram mega avançadas pode se tornar tão obsoletas, de uma hora pra outra. Não sei o que o futuro reserva, ou se haverá algo mais legal, divino e prático do que o Ipod, mas acho que a tendência é mesmo que, um dia, até eles fiquem obsoletos e virem peça de museu.
    E eu também faço questão de ter os cds das minhas bandas preferidas (o que, aonde eu moro, não acontece de forma muito fácil). Embora quase não escute esses cds (não com um ihome em casa, e um itrip - que você me deu - no carro), é bom tê-los, quase como item de colecionador. E, se você for parar pra pensar, se isso já acontece com as fitas cassete, com os discos de vinil, esse é o destino dos cds mesmo.
    Um beijo pra você, gatinho ;)

    ResponderExcluir
  2. eu tb penso que os cds vão acabar virando itens de colecionador, assim como os vinis. Quanto às fitas cassetes, achoque vai virar lixo mesmo, a qualidade de gravação é bem inferior comparados a vinil ou cd. Já pensou em algo mais prático que o ipod? Até dói a cabeça ficar imaginando o que seria huahuahuhua, mas seria mto bom se existisse! Muito obrigado pelo comentário meu amor ;D

    ResponderExcluir