segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Construindo uma imagem empresarial no Twitter




Olaaaa, olaa e ola! Assim mesmo, olá pra todos!

Vim aqui falar um pouco sobre Twitter. Na verdade, vim dar 4 dicas para um bom marketing no twitter, para empresas que estejam construindo uma imagem no twitter.
Todos entendem o tamanho da importância que o Twitter já tem hoje em dia tanto para pessoas físicas, quanto para jurídicas. Falando em jurídicas, esqueça disso no Twitter em alguns pontos. A aparência deve ser de uma empresa mesmo, mas a interação deve ser humana, pois, seus seguidores devem ter a noção de que do outro lado, há uma pessoa respondendo os tweets.

Vou falar sobre 4 categorias em que os tweets corporativos tendem cair.

1) NOTÍCIAS DA COMPANHIA - Uma companhia torna sua página um tanto ineficaz se apenas postar os acontecimentos por que passa. O que se espera da companhia, são atualizações contendo informações úteis para os consumidores/clientes/público alvo, informações essas que devem mostrar o entusiasmo da companhia consigo mesmo, com o que faz.
Claro que algumas informações não darão tanto retorno quanto outras. Tenha em mente que não é possível agradar a todos.
A melhor maneira de lidar com notícias para promoção de marca é misturá-las com outros tipos de conteúdo, se possível, adicione comentários pessoais. Só tende a melhorar a imagem da empresa para com consumidores.

2) APOIO AO CLIENTE - É um grande erro uma companhia achar que o twitter só serve para dar apoio ao cliente. Muitas grandes marcas esbarram nisso e acabam não indo pra frente com sua tentativa de integrarem as redes sociais.
Uma companhia deve sempre mostrar que está disponível a ouvir os clientes e a ajudar todos que precisarem. Um bom serviço ao cliente pode representar uma boa promoção da marca.
A companhia pode não conseguir tirar todas as dúvidas integralmente, mas com um bom serviço feito, o cliente saberá que na loja eles terão uma ajuda ainda melhor. A promoção da marca deve permitir que os potenciais clientes sintam que a coisa real é ainda melhor.
Postem bons tweets de apoio ao cliente, que abordem problemas e deixem claro onde é possível encontrar as soluções.

3) RETORNO - Os tweets de retorno se parecem com os de apoio ao cliente, porém os tweets de apoio ao cliente parte dele mesmo, que, na maioria das vezes, faz uma pergunta para tentar encontrar uma solução para um problema relacionado à marca.
Os tweets de retorno não apenas ajudarão a companhia saber o que dizem sobre ela, mas, vão incentivar usuários a falarem da companhia.
Peça algumas ideias aos clientes. Pergunte o que acharam de algum produto. Essa interação só adiciona na impulsão pro crescimento da imagem de uma marca no Twitter.

4) OFERTAS ESPECIAIS - É super tradicional do Marketing as ofertas especiais, e, podem funcionar no Twitter da mesma forma que qualquer outro lugar. Uma ótima maneira de fazer uma oferta é oferecer aos seus seguidores promoções que eles sabem que não encontrarão em nenhum outro lugar, será uma recompensa a eles e um incentivo pra que eles continuem te seguindo.
Melhor ainda, a promoção de marca não demanda uma ação, pois simplesmente requer que o seguidor continue seguindo, lendo e que pense sobre a empresa de uma determinada maneira.
Mas cuidado! MUITO CUIDADO! Ofertas especiais não servem pra serem feitas sempre, a todo momento. Pois dessa forma seus clientes não pensarão na empresa como aquele amiga que se importa com ele, que tira suas dúvidas, que trata ele de forma especial. A empresa passa a ter uma imagem de quem só quer vender de qualquer forma seus produtos, de forma forçada. Venda forçada no Twitter não funciona!
Faça as ofertas especias de forma moderada. Vai depender muito de quem segue você, para se ter uma base de quantas ofertas por semana, por exemplo, está num nível legal.
Uma dica que dou: independente da companhia e de quantos seguidores tem, 2 ofertas especiais na semana já está de ótimo tamanho. Vale reforçar a promoção a cada 15 ou 20 tweets. Chamem os consumidores para ação. Mande tweets de forma que eles saibam que eles são especiais. Sua empresa pode ter o posicionamento que você pretende, basta fazer as coisas certas e planejadas. Sempre planeje!

Baseado em:

Comm, Joel - O Poder do Twitter: estratégias para dominar seu mercado e atingir seus objetivos com um tweet por vez / Joel Comm ; tradução Leonardo Abramowicz.
- São Paulo : Editora Gente, 2009.

Título original: Twitter Power : how to dominate your market one tweet at a time

Um comentário:

  1. Excelente post! Hoje , não se pode mais ignorar a importância das redes sociais nos relacionamentos "comerciais". No Brasil, cerca de 65% das empresas já fazem parte de alguma rede social - embora 47,5% delas achem que isto é apenas uma iniciativa desejável. Uma esmagadora maioria perante 7% dessas empresas, que realmente enxergam a atuação nas RS como algo realmente imprescindível.
    Se olharmos para fora do país, veremos cases e mais cases de empresas que expandiram ou solidificaram suas marcas atuando de forma correta das redes sociais. Quando falamos de ações específicas de marketing, devemos lembrar que Twitter, Facebook e afins não são meros outdoors! A "propaganda" vai, certamente, gerar respostas - nem sempre agradáveis ou relevantes para o nome da empresa.
    A interatividade é o maior trunfo das RS. Apostar no relacionamento com os clientes (ou futuros clientes) é o segredo para ter sucesso. Exatamente como você falou no post: tratá-los como especiais, estar sempre disponível e ser o mais sincero possível.

    AMEI que você voltou a postar!
    POSTA MAAAAAAIS!

    Te amo, coisa LINDA ;)

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